Rio, Cidade Maravilhosa, completa 445 anos




Rio de Janeiro (Agência Rio) - O Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, completa nesta segunda-feira, dia 1º de março, 445 anos de sua fundação. Mas neste aniversário, a cidade abençoada por Deus e bonita por natureza está mais feliz. É o primeiro aniversário comemorado após a eleição do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, anúncio que se deu no dia 2 de outubro do ano passado.

A história do Rio começa em 1565, quando Estácio de Sá expulsa os franceses que ocupavam a área da Baía de Guanabara já há uma década. Com a expulsão, Estácio funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Estácio de Sá morreu em 20 de fevereiro de 1567, um mês após a completa expulsão dos franceses.

O tio de Estácio, Mem de Sá, que na época era o terceiro governador-geral do Brasil, transferiu a cidade da Urca para o então Morro do Castelo, para melhor resguardar a cidade de ataques estrangeiros.

Centenas de anos depois, em 1808, o Rio é alçado a sede do governo português, quando a família real daquele país transfere para cá toda sua corte, fungindo da iminência de invasão por parte das tropas de Napoleão Bonaparte. Na época, o D. João VI fundou a Biblioteca Nacional e o Banco do Brasil, hoje símbolos da cidade.

Celebração em Copacabana pela vitória do Rio de Janeiro para ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016Mas recentemente, o Rio vem passando por um processo de ampla renovação, desde que a Capital federal foi transferida para Brasília. Em 2007, o Cristo Redentor tornou-se símbolo universal com sua eleição para uma das Sete Maravilhas do Mundo, ao lado de outros como as cidades de Petra, na Jordânia, Machu Pichu, no Peru e outros.

Novos projetos vêm para resgatar a época de ouro do Rio, como a reestruturação do Porto, a eleição da cidade para os Jogos de 2016, as ações Choque de Ordem, entre tantos outros, além do resgate do carnaval de rua do Rio, que neste ano deu uma grande demonstração de poder arrastar milhões de pessoas. Algumas comunidades carentes do Rio, antes dominadas pelo terror do tráfico, agora conseguem buscar sua reafirmação, com a implantação das unidades de polícia pacificadora (UPPs) e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Além disso, outro símbolo da Cidade Maravilhosa, o Maracanã, resgatará sua tradição de grande palco do futebol mundial, ao sediar, em 2014, a final da Copa do Mundo de futebol.

Agora, o Rio olha para o futuro, em busca de seu brilho e daqui a décadas, todos os cariocas poderão cantar a conhecida composição do baiano Gilberto Gil: "O Rio de Janeiro continua lindo".

2 comentários:

  1. eu nasci no estado do Rio e amo a cidade!!!! ela é incrivel, saudades!!!!
    parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Todas as vezes que vou ao Rio redescubro a beleza dessa cidade, sempre há algo novo pra ver.
    visite: http://renance.blogspot.com

    ResponderExcluir