Truques para mudar a sua maneira de encarar o dinheiro


Algumas crenças e atitudes estão tão arraigadas dentro de nós que nem nos ocorre questionar se estão certas ou erradas. Mas várias delas só servem para retardar o começo da nossa fortuna! Confira as dicas do economista Marcos Silvestre, especializado em finanças pessoais:

Você não consegue atingir suas metas financeiras?

Comprar a casa própria, pagar seus estudos universitários, trocar seu velho carro, fazer aquela viagem dos sonhos parecem alvos inatingíveis para uma simples mortal como você? Precisa fazer contas, economizar, ter disciplina e motivação. Aplicando 185 reais por mês na poupança durante 36 meses, você acumulará, mais ou menos, 7350 reais que, somados ao valor do seu carro usado, são suficientes para comprar um carro novinho em folha. Claro, você sempre pode financiar - mas, só para sua informação, isso vai lhe custar a mais.

Ganha pouco para conseguir economizar?

Mas, se guardar apenas10 reais por semana a partir de agora, poderá ter um retorno de 7 300 reais daqui a dez anos, 21 300 reais daqui a vinte anos, ou 48 000 reais daqui a trinta, quando você se aposentar. Será que não dá mesmo para encarar o desafio de juntar um pouquinho para o futuro?

Você gasta demais?

Então faça a si mesma um favor e corte a sobremesa sofisticada do almoço de todo dia no restaurante. Surpresa: no fim do mês, a economia terá sido de aporximadamente 44 reais. Isso só para começar, pois o exemplo serve para demonstrar como as pequenas despesas têm o poder de fazer o nosso salário virar pó. Se quiser enxergar isso ainda mais claramente, experimente anotar todos os seus gastos numa caderneta.

Acredita que só um aumento de salário resolveria o seu problema?

Sinto desiludi-la, mas, se não consegue fazer as despesas "caberem" no seu salário, mesmo que receba o dobro, o triplo, dez vezes mais, vai continuar estourando o orçamento. Meu conselho: em vez de gastar já, invista num padrão de vida melhor.

Acha que nunca vai ficar rica?

Bem, grande parte dos atuais milionários afirma que nunca teve a riqueza como objetivo de vida. Só que desde cedo eles fizeram a coisa certa: mesmo quando ainda não eram ricos, sempre mantiveram seus gastos pessoais abaixo de seus ganhos. As economias mensais eram investidas todo santo mês, e eles não contavam com esse dinheiro para fazer compras a curto prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário