ilha fiscal





Antigamente essa pequena ilha dentro da Baia de Guanabara era conhecida como Ilha dos Ratos pelo excesso desses animais que infestavam o lugar e foi por muito tempo utilizada como posto de observação da Alfândega no Rio de Janeiro. Com uma área de 7.000 metros quadrados e se distanciando do continente apenas por pouco mais de 1 km, foi construído lá um típico Castelo do século XIV, em estílo gótico, seguindo os moldes do Castelo de Auverne, no sul da França, que levou 7,5 anos até ser concluído. A mão de obra na construção desse Castelo foi portuguesa e escrava, sendo finalizado em 1889, juntamente com a urbanização da ilha.

A Ilha Fiscal ficou famosa e histórica por nela ter-se realizado o último Baile do Império, ocorrido em 9 de novembro de 1889, seis dias antes da Proclamação da República. O referido baile foi oferecido pelo Visconde de Ouro Preto à nação chilena e aos comandantes e oficiais do encouraçado “Almirante Crochrane”, que se encontrava atracado na Baia de Guanabara, como forma de agradecimento à recepção ao navio brasileiro, quando este chegou a Valparaiso, no Chile.

Em visita ao Rio de Janeiro o passeio à Ilha Fiscal é imperdível.
Posted by: aventurasdorio e foto tirada por mim

2 comentários:

  1. E digo mais. Este foi um baile orquestrado onde tramou-se a rebelação do Brasil com o império português.

    Depois desse baile, todos já sabem, Brasil proclamou sua república.

    Infelizmente, foi um ato que não deu certo, como estamos vendo hoje em dia. KKKKKKKKK

    Direto do Rio.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga avassaladora... Por conincidencia este passeio foi sugestão da semana passada na coluna Dicas de Turismo no nosso blog! Amei!
    de fato é um passeio lindo.

    ResponderExcluir