Medo de dirigir

Em clínicas que são referência no país, número de atendidos dobrou.

O trânsito de São Paulo é capaz de deixar qualquer um neurótico. Não à toa, cada vez mais pessoas têm adquirido medo de dirigir na cidade e procurado ajuda para enfrentá-lo. Algumas levam anos para entrar novamente em um automóvel. Outras desistem de guiar para sempre.

Referência no país, a psicóloga Cecília Bellina tem 14 clínicas especializadas em lidar com esse tipo de fobia (a maioria delas em São Paulo) e diz que o aumento na procura é, de fato, considerável . Em 2004, eram atendidas por sua equipe 470 pessoas. Hoje, são mais de 900.

“O medo de dirigir é o que mais atrapalha a vida. Medo de avião, de cachorro e até de agulha não é nada. O medo do carro atrapalha o dia-a-dia, impede a pessoa de viver, de ir ao emprego, de fazer uma faculdade. É algo que precisa resolver, senão trava todo o cotidiano.”

Só os congestionamentos fazem os motoristas se desesperarem. Neste ano, por exemplo, a capital teve recorde de lentidão (293 km em junho, em plena quarta-feira). Há ainda os acidentes, que também fazem as pessoas abandonarem o volante. Imagens como a das vigas que caíram na obra do Rodoanel nesta sexta-feira (13), deixando três feridos, são capazes de impressionar motoristas. Além disso, dados mostram que as mortes em decorrência de colisões têm aumentado na cidade (no último trimestre, houve 15% mais vítimas). Os assaltos também podem causar a chamada síndrome do pânico.

“Quanto mais o trânsito se torna agressivo e perigoso, mais pessoas têm medo dele. E é isso o que a gente tem percebido nos últimos anos. Além disso, cada vez menos as auto-escolas têm dado conta de ensinar o suficiente para o motorista lidar com tudo o que vai enfrentar na rua”, diz Cecília.

O trânsito é apontado pela técnica em assuntos educacionais Jurema Maria da Silva Alves, de 48 anos, como um dos motivos para o seu medo de dirigir. Ela faz tratamento desde fevereiro para voltar ao volante de um automóvel. “Se fosse mais tranquilo [o tráfego], seria melhor. Não é o trânsito em si, mas a arrogância das pessoas no trânsito. Isso mexe comigo. Nem parece que são seres humanos”, disse.

Ela tirou carteira de motorista há 10 anos, mas encostou o documento por medo de assumir a direção. “Sempre tive meu marido ou alguém para levar e buscar do serviço. Com o tempo, percebi a falta que faz dirigir. Tinha filho para levar na escola, festinhas de criança”, contou. Jurema percebeu melhoras com o tratamento. “A sensação quando dirigia era que ia bater em alguém. Agora, já sinto que tenho domínio do automóvel.”

Túneis e viadutos

Segundo Cecília Bellina, muitas pessoas que procuram as clínicas são pessoas que saem de cidades do interior e do litoral para morar em São Paulo e não conseguem lidar com o caos da metrópole, cercada de túneis, viadutos e das marginais Pinheiros e Tietê. Os períodos de tratamentos variam para cada paciente. A média para a alta, segundo Cecília, é de seis meses. “Mas há casos de gente que precisa ficar dois anos.”

O auditor Leandro Milano, de 28 anos, recebeu alta no mês passado, após mais de um ano em tratamento contra o medo de dirigir. “Era aquela ansiedade muito grande, você começava a imaginar que ia bater o carro. Suava a mão, dava formigamento no corpo, ansiedade, não via a hora de chegar ao lugar rápido”, contou. Um pouco antes da alta, dirigiu sozinho até Santos, a 72 km da capital paulista.

O tratamento começa com o que a psicóloga chama de reaprendizagem, ou seja, o motorista precisa recuperar a habilidade de dirigir. Além das aulas no carro, o aluno frequenta grupos terapêuticos semanais. “Assim, a ansiedade no grupo vai abaixando e a prática, aumentando”, afirma Cecília. Depois de algum tempo de tratamento, a pessoa precisa cumprir tarefas, geralmente dirigir sozinho perto de casa, e objetivos – quando ela se propõe a guiar o automóvel até a residência de um amigo, por exemplo.

Para a psicóloga Raquel Almqvist, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), muitas pessoas que não conseguem mais dirigir são vítimas de estresse pós-traumático. “Há pessoas que se envolveram em acidentes ou mesmo presenciaram um e desenvolvem esse tipo de sintoma. E o número de pessoas com esse problema está aumentando.” Segundo ela, as pessoas estão se deslocando em distâncias maiores e ficando muito mais tempo no trânsito. Com isso, diz, as pessoas estão mais expostas à violência nas ruas.
RESOLVI COLOCAR ESSA MATERIA POR Q EU ESTOU NESSA FASE RSRSRS ,FAZENDO TERAPIA ,LENDO LIVRO E TENTANDO VENCER MEU MEDO ..ISSO TUDO DEPOIS DE 7 ANOS COM MINHA HABILITAÇAO

15 comentários:

  1. ah mas vencerás sim.
    tudo feito com cautela.
    ao lado das pessoas/professores certos.
    concentração.
    e não subestimar o q farás...
    vai dar tudo certo sempre.
    uma ótima quArta.
    e o natal está chegando... o dia 20 de novembro tbm...e uma pergunta q não quer calar...
    seria saci perere o papai noel africano?
    e o papai noel do polo norte das neves ¬¬ [pronto desabafei]
    eeeeeeim.....
    abraçooOOoooOo

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Deni. Vencerás sim! Tudo deve ser feito com calma e paciencia. Pra ter um resultado satisfatorio
    Bjinhos ;)

    ResponderExcluir
  3. nunca desista
    quando desistimos de nos mesmas naum nos resta mais nada
    bjjjj


    http://grudeichicletes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O importante é ter a coragem de reconhecer e identificar o problema...a cura fica muito mais fácil qdo se aceita o fato de estar com problemas.



    Seu BLOG precisa de mais divulgação?
    http://tinyurl.com/y8awfzs

    ResponderExcluir
  5. E quem é que não fica louco no trânsito de São Paulo?!?
    O importante é sempre manter a calma.
    Com calma e persistencia conseguimos vencer nossos medos!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Tudo vai dar certo, tenha paciencia e persistencia.

    ResponderExcluir
  8. belissímo blog..adorei.relamente conheces sobre o tema.abraço.ah..já estou a te seguir..visite-me e siga-me tbm http://desenhospoeisiascomportamento.blogspot.com/ e comente tbm..bjos.

    ResponderExcluir
  9. Tentar é tudo. pois é o pior é arrependimento por não ter tentado.

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro dirigir, o meu único problema são os carros (dos outros). Seria uma maravilha se deixassem as ruas livres só pra mim :)

    ResponderExcluir
  11. é verdade, esta cada vez pior, :~
    eu gosto de dirigir e pa, mas confesso q tambem fico meio com medo, principalmente quando volto muito tarde das baladas, por iso prefiro voltar de manha :D

    ResponderExcluir
  12. Olá!! Obrigado pela visita no blog http://www.neuroniosescassos.blogspot.com.
    Mega abraço!!

    ResponderExcluir
  13. Tudo se trabalhado, é superado.

    Boa sorte, torço (mesmo) por você.

    ResponderExcluir
  14. Oie, obrigada pela visita no meu blog. Adorei os dois textos sobre medo de dirigir é sempre bom compartilhar experiências e ver que não estamos sozinhos com nossos medos. É realmente complicado sentar-se no atrás do volante de um carro e sentir o coração acelerar, as pernas tremerem e aquele suor frio, pensei que nunca fosse passar por isso devido a minha enorme paixão por carros, mas infelizmente um acidente de percurso mudou um pouquinho a história. Tenho pensado seriamente em procurar ajuda especializada, no início achei que o trauma não fosse persistir por muito tempo, agora um ano e quatro meses após o acidente ainda não consigo dirigir. Obrigada pela dica, adorei seu blog e estou seguindo. Beijos =)

    ResponderExcluir